gab_pesq

Professores do PPGEC visitam Universidade no Reino Unido mantendo colaboração

Os Professores do Mestrado em Engenharia Civil da PPGEC/UFCAT, Gabriela Fernandes e Júlio Pituba, estiveram na Swansea University no Reino Unido como professores visitantes por duas semanas, mantendo assim a colaboração em pesquisas realizadas desde o pós-doutorado de ambos naquela universidade em 2012 com o Prof Eduardo de Souza Neto.

O Grupo de Pesquisas do Zienkiewicz Centre for Computational Engineering que funciona no College of Engineering é um dos melhores grupos do Reino Unido na área de Mecânica Computacional juntamente com o grupo do Imperial College of London. O Prof Zienkiewicz foi um dos pioneiros no desenvolvimento do Método dos Elementos Finitos (MEF), sendo inclusive orientador do Prof D. J. R. Owen naquela universidade e que ajudou a difundir o método no meio acadêmico. Desde seu doutorado em 1990 sob a orientação do Prof Owen, que o Prof Eduardo Souza Neto trabalha na Swansea University com o MEF aplicado à plasticidade e, mais recentemente, na área de análise em várias escalas.

A parceria dos dois professores do PPGEC começou no final de 2011 quando estiveram sob a supervisão do Prof Eduardo durante período de pós-doutorado com apoio da CAPES, explorando temas ligados à área de mecânica computacional com o desenvolvimento de modelos para materiais e Método dos Elementos de Contorno (MEC) para análise multi-escala. Essa parceria vem sendo apoiada pela FAPEG e CNPq e vem rendendo várias publicações em eventos nacionais e internacionais e em periódicos indexados com impacto, além da difusão do conhecimento na formação de recursos humanos num tema que é um dos principais interesse da comunidade científica na atualidade.

Visitas foram realizadas em 2017 e 2019, sendo essa de fevereiro de 2020 motivada pelas discussões sobre o desenvolvimento de uma nova técnica do MEC para materiais fraturados e encaminhamentos sobre publicações. Está prevista a visita do Prof Eduardo a UFCAT em abril deste ano através de projeto coordenado pela Profa Gabriela Fernandes com apoio da FAPEG na Chamada CONFAP/UK 2019. Espera-se, portanto, estreitar cada vez mais as relações entre os grupos de pesquisa contribuindo para a internacionalização do PPGEC e UFCAT.

gab_pesq

julio_pesVisita em fevereiro de 2020 da Profa Gabriela Fernandes e Prof Julio Pituba ao Prof Eduardo de Souza Neto na Swansea University

Categories: Noticias