Fundamentos da Mecânica dos Sólidos

Docente(s): Gabriela Rezende Fernandes, José Julio de Cerqueira Pituba e Wellington Andrade da Silva
Ementa: Tensores de Tensão e Deformação; propriedades mecânicas dos materiais; Análise de tensão e deformação nos casos plano e tridimensional; Lei de Hooke Generalizada; anisotropia e isotropia; comportamento mecânico dos materiais e teoria de falhas; Introdução a não-linearidade física
Bibliografia: SADD H. M. Elasticity: Theory, Applications and Numerics; 3ª ed. Academic Press, 2014.
GERE, J., GOODNO, B. J., Mecânica dos Materiais, 8ª Edição: Editora Cencage, 2017.
LEMAITRE, J.; CHABOCHE, J. L., Mechanics of Solid Materials, Cambridge University Press, Cambridge, 1990
SOUZA NETO, E. A.; PERIC, D.; OWEN, D. R. J., Computational methods for plasticity: Theory and applications. Wiley,Chichester, 814pp, 2008.
SHON, C. G. Mecânica dos Materiais: Fundamentos e Tecnologia do Comportamento Mecânico, 1ª edição, Ed. Elsevier, 2013.
BEER, F. P., RUSSEL, E., Mecânica dos Materiais, 5ª Edição: Editora Artmed, 2011.
OTTOSEN, N. S.; RISTINMAA, M.. The Mechanics of Constitutive Modeling, Elsevier, 2005.