Gestão da Produtividade e Consumo de Materiais

Docente(s): Enio Pazini Figueiredo e Heber M. de Paula
Ementa: A construção civil, a produtividade da mão de obra e o consumo de materiais; conceituando produtividade de mão de obra e o consumo de materiais; redução dos resíduos de construção e demolição; indicadores para avaliação da produtividade; indicadores para avaliação do consumo de materiais; indicadores de eco-eficiência; entendendo a variação dos indicadores; avaliação da produtividade e do consumo de materiais vigentes; Previsão da produtividade e do consumo de materiais; A melhoria contínua na produção e a inserção da discussão da produtividade da mão de obra e do consumo de materiais na vida dos empreendimentos.
Bibliografia: FORMOSO, C. T.; INO, A. Inovação, Gestão da Qualidade e Produtividade e Disseminação do Conhecimento na Construção Habitacional. Porto Alegre: ANTAC, 2003. (Coletânea Habitare, v.2). 480p.
SOUZA, U. E. L. Como reduzir perdas nos canteiros: manual de gestão do consumo de materiais na construção civil. São Paulo: Editora Pini, 2005.
SOUZA, U. E. L. Como aumentar a eficiência da mão-de-obra: manual de gestão da produtividade na construção civil. São Paulo: Editora Pini, 2006.
ABNT NBR 12219:1992. Elaboração de caderno de encargos para execução de edificações – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1992. Disponível no acervo virtual da UFG.
ABNT NBR ISO 10018:2013. Gestão de qualidade ― Diretrizes para envolvimento das pessoas e suas competências. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. Disponível no acervo virtual da UFG.
DORNELAS, R. C. Estudo de métodos para prognóstico da produtividade na execução de rodovias: terraplenagem e pavimentação asfáltica - uma nova abordagem. 2013. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
CSILLAG, D. Análise das práticas de sustentabilidade em projetos de construção latino americanos. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/D.3.2007.tde-17012008-115248.
AGOPYAN, V.; JOHN, V.M. O desafio da sustentabilidade na construção civil.Blucher, 2011. 141 p.