logo-instagram
juliopituba

Professores do PPGEC apresentam trabalhos em evento internacional

Os Professores do Mestrado em Engenharia Civil da Regional Catalão/UFG, Gabriela Fernandes e Júlio Pituba, participaram do evento XL CILAMCE – Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, realizado na cidade de Natal-RN de 11 a 14 de novembro.

Trata-se de um evento internacional que já ocorreu em diversos países, sempre buscando reunir especialistas de todo o mundo na área da mecânica computacional para discutir soluções para problemas multidisciplinares. É um evento consolidado no meio, tendo sua primeira edição em 1977. Portanto, a participação do PPGEC num evento desta natureza poderá contribuir para a formação dos pesquisadores e na troca de experiências com pesquisadores de todo o mundo, inclusive com a manutenção e/ou efetivação de parcerias nacionais e internacionais. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com apoio da ABMEC (Associação Brasileira de Mecânica Computacional).

Já a Profa Gabriela Fernandes apresentou trabalho também na linha de pesquisa de Mecânica das estruturas e dos Materiais intitulado “Evaluation of a homogenization-based approach for analysis of metal matrix composites by the boundary element method considering phase debonding” com co-autoria do Prof Julio Pituba.

 

Profa Gabriela Fernandes apresentando trabalho no Simpósio “Boundary Element and Mesh-Reduced Methods”Profa Gabriela Fernandes apresentando trabalho no Simpósio “Boundary Element and Mesh-Reduced Methods

 

O Prof Julio apresentou um trabalho na área de mecânica computacional de materiais cujo título foi “Influence of void distribution on yield surfaces of porous ductile materials”. Esse artigo  teve a participação de um ex-aluno de IC, Wanderson dos Santos, que hoje é aluno do Prof Sergio Proença de mestrado na EESC/USP. Prof Proença foi orientador de mestrado e doutorado do Prof Julio e também foi um dos apresentadores da uma das lectures ocorridas no evento.

 

juliopitubaProf Julio Pituba apresentando trabalho no Simpósio “Multi-scale modeling of materials and structures

 

No início de suas apresentações, os Professores destacaram a participação no PPGEC como programa recém-criado na Regional catalão/UFG e futura Universidade Federal de Catalão. Os trabalhos são frutos de projetos apoiados pelo CNPq e Fapeg. Em particular, a participação dos professores só foi possível com o apoio da FAPEG em seu Edital de Apoio à Participação em Eventos.

Categorias: Noticias