logo-instagram
construção civil

PALESTRA: Compósitos cimentícios reforçados com fibras

DIA 17/11/2021, as 14 horas.

Palestrantes: Professor Dr. Paulo Roberto Lopes Lima (UFBA) e Professor Dr. Cleber Marcos Ribeiro Dias (UFBA)

Os materiais compósitos são compostos por dois materiais ou mais, que podem ser metais, cerâmicos e polímeros. O objetivo é atingir uma combinação ode propriedades que não é exibida por qualquer material isoladamente, incorporando as melhores características de cada material que o compõe.
Na construção civil materiais compósitos largamente utilizados são aqueles de base cimentícias, como concretos e argamassas, nos quais são adicionados outros materiais com a finalidade de melhorar suas qualidades, bem como ampliar as suas aplicações.
Nesta palestra será apresentada a evolução das matrizes cimentícias para os compósitos e os tipos de fibras empregados nos compósitos cimentícios reforçados com fibras (CCRF). Serão abordados aspectos relativos à trabalhabilidade dos CCRF, bem como os mecanismos de reforço e os possíveis comportamentos mecânicos. Serão apresentados estudos de caso que consolidam conceitos relacionados à durabilidade dos CCRF e a dosagem através do delineamento estatístico de experimentos com misturas.

O link da palestra:
MATERIAIS ESPECIAIS PARA CONSTRUÇÃO
Quarta-feira, 17 de novembro · 1:45 até 5:45pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/tyi-pasi-utr

Categorias: Eventos